top of page

E se a gente fosse verdadeiro?


O que você acha que aconteceria se os cristãos abandonassem a máscara que é comum na igreja e começasse a compartilhar o que está realmente acontecendo em suas vidas? Quando as pessoas nos perguntam ao nos encontrar, se estamos bem, e nós então dizemos formalmente, está tudo bem!


Será que as pessoas honestamente acreditam, que está tudo bem? Nos encontramos dez vezes com a mesma pessoa é resposta é sempre a mesma: “Está tudo bem! ” O que é ainda pior, será que estamos todos tão superficiais e rasos que esperamos que a resposta da pessoa seja sempre a mesma, “está tudo bem! ”.


Eu não acredito que estamos todos tão superficiais. Também não acho que as pessoas realmente acreditam que eu estou “bem” em 100% do tempo (mesmo que eu, na maioria das vezes, digo que estou). O fato é que ninguém é. Por que então não podemos simplesmente admitir isso?


Temos de aprender a mudar isso. Por que Deus nos chamou para partilhar alegrias e tristezas uns com os outros. Claro, devemos ter o Senhor como nosso consolo e refúgio, temos de começar a nos aproximar do Senhor Deus com uma atitude humilde de exame dos nossos próprios corações, em vez de uma longa lista de pedidos de oração.


Sonda-me, Senhor

Antes que possamos abandonar a máscara na frente dos outros, devemos ser como o salmista, que disse: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração..." (Salmo 139:23). Como podemos abandonar a máscara diante de outros e partilhar as nossas lutas reais, se não estamos sendo honestos com o Senhor em primeiro lugar? Ele conhece os nossos corações. Ele é o único que realmente sabe tudo sobre nós. “Antes que te formasse no ventre te conheci...” (Jeremias 1:5)


Por que você está desesperado?

Uma vez que tenhamos chegado diante do nosso Senhor e sido verdadeiro com Ele a respeito dos nossos sentimentos e preocupações - afinal, Hebreus diz que Ele já sabe de qualquer maneira - então podemos começar a reconhecer a fonte de nossa tristeza. Quando nos ajoelhamos diante de nosso Senhor e deixamos que Ele seja a fonte da nossa esperança, Ele se torna tudo para nós.


Nossas almas anseiam pelo Senhor e tem sede do Deus vivo. (Salmo 42:1-2) Podemos então dizer com confiança que "a esperança em Deus" como o salmista. (Salmo 42:11). Mesmo que nossas lágrimas tenham sido o nosso alimento de dia e de noite, vamos saber com quem está a nossa ajuda.


Sendo verdadeiro com os outros

Depois que passamos um tempo diante do Senhor, podemos ter a confiança para fazer o mesmo com os nossos irmãos e irmãs em Cristo. Quando Deus quer nos ajudar, normalmente não desse do céu, Ele usa pessoas para isso. Por isso nos deu uns aos outros como um presente para caminhar juntos no meio da tempestade.


“IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga. ” (Gálatas 6:1-5)


O texto acima nos diz que cada um tem uma carga para suportar. Mas também nos diz que devemos suportar as cargas uns dos outros. Sim, todos nós temos alguma luta. Todos os filhos de Deus têm uma carga para suportar. Todos nós temos coisas difíceis acontecendo. Mas temos também o corpo de Cristo. Então, eu vou perguntar de novo ... O que aconteceria se você fosse verdadeiro com o outro? Seria realmente tão assustador? Talvez, no começo.


Mas eu desafio você a fazê-lo de qualquer maneira. A próxima vez que um irmão ou irmã estiver diante de você e perguntar "como você está?" Se não está bem, Seja honesto, você pode se surpreender, Deus pode estar usando essa pessoa para lhe dá esperança ou ajudar a carregar sua carga.


Se você se encontra desesperado hoje, te aconselho pegar a Bíblia e ler o Salmo 42. O SENHOR nos deu os Salmos, para aliviar as cargas, quando não há ninguém por perto.


Pr. Edeildo Oliveira

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page