top of page

O pastor e o lobo


Tenho visto muitos pastores esgotados, por estarem fazendo aquilo que Deus não os chamou, além disso, muitas ovelhas criticam ou cobram dos seus pastores, funções que eles não foram chamados para viver. Diante desta pressão, muitos pastores têm se ocupado mais com coisas do que com pessoas.


O que não é dever do pastor?

  • Não é dever do pastor, ser especialista em fazer a igreja crescer.

  • Não é dever do pastor, ser especialista em construir templos.

  • Não é dever do pastor, ser especialista em melhorar as finanças da igreja.

  • Não é dever do pastor, ser especialista em promover eventos para entreter a igreja.

Qual é o dever do pastor?

  • Ser íntimo de Deus, homem de oração.

  • Ser profundo conhecedor das Escrituras Sagradas. “Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. ” (Atos 6.4)

  • Ser sábio em dar conselhos, pela direção do Espirito Santo e da Palavra.

  • Ser cheio do Espirito Santo.

  • Ser referência de Fruto do Espirito Santo.

  • Ser apto para ensinar a Palavra de Deus.

  • Ser capacitado para exortar em amor.

  • Ser preparado para sofrer por causa do evangelho.


Quais são os direitos do pastor?

  • Ser obedecido pelas ovelhas.

“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. ” (Hebreus 13.17)


  • Ser honrado pelas ovelhas. O apóstolo Paulo alertou:

“Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.'' (Hebreus 13.7).


Também escrevendo a Timóteo Paulo ensinou:

“'Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;'' (1 Timóteo 5.17).


  • Ser sustentado pelo evangelho. Isso é uma ordem do Senhor Jesus.

“Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? (Dt 25.4) Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. (1 Coríntios 9.7-11; 13-14)


O apóstolo Paulo, antes de partir para a eternidade, ele alertou a igreja sobre uma profecia que tem se cumprido em nossos dias.


“Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. ” (Atos 20.29-30)


Esses “lobos cruéis”, são especializados em pedir dinheiro, alguns deles se gloriam de saber pedir de tal forma, que tira o último centavo da ovelha.

O apóstolo Paulo também alertou sobre a mudança de mentalidade de muitas ovelhas, elas seriam atraídas por esses líderes porque gostam do que eles oferecem.


''Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;'' (2 Timóteo 4.3)


Esses “lobos cruéis”, tem deixado marcas nas ovelhas, de dor, decepção e escândalo. Isso tem produzido um efeito colateral em toda a igreja espalhada pelo Brasil, um desses efeitos é o desrespeito, desonra e sofrimento que muitos pastores fieis tem vivido. Sim, se Satanás plantou o joio, Jesus tem o seu trigo, homens íntegros, fieis e leais a Deus e ao evangelho.


Esses homens não estão na mídia, estão espalhados por esse pais anunciado o evangelho genuíno. E muitos deles tem sofrido com necessidades básicas, como alimentos, roupas, moradia e sustento dos filhos. Muitos desses bons homens, não suportando mais o sofrimento da sua família, tem se aventurado na vida secular, tentando conciliar as duas coisas. Mas sobre isso, a uma ordenança:


“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.” (2 Timóteo 2.4-7)


O problema é que muitas ovelhas por causa dos “lobos devoradores”, não tem reconhecido os fiéis pastores. E por causa da necessidade, eles deixam o ministério para trabalhar. Ouço muitas ovelhas criticando seus pastores, dizendo que eles não têm tempo para elas, reclamam que eles não têm pastoreado. Mas muitas ovelhas não obedecem, não honram e não se preocupam com o sustento do pastor e sua família. E isso tem trazido duas consequências, ou eles se corrompem abraçando a teologia da prosperidade ou eles voltam a vida secular, e tornam-se pastores de fim de semana. Muitas ovelhas não aprenderam honrar seus pastores, nem se preocupar, com ele e sua família.

Ouço também, muitas ovelhas dizendo que filhos de pastores são problemáticos. O fato é que muitos deles são revoltados com a igreja, e por isso se afastam dela. Eles veem seus pais ocupados com as ovelhas, seus pais deixam eles em casa para cuidar dos outros, e o fruto que muitos desses filhos observam é a desonra das ovelhas, muitos filhos de pastores passam necessidade, não tem o que comer, nem vestir. Mas muitas vezes o que a igreja faz é cobrar desses filhos de pastores uma espiritualidade precoce.

O que vou escrever agora, não é um desabafo, mas um exemplo, sou pastor a 17 anos. Nesse tempo pastoreei cinco congregações, eu poderia contar nos dedos as ovelhas que chegaram até mim, e perguntaram: “Pastor você está precisando de alguma coisa? Seus filhos precisam de alguma coisa? ”,

Os “lobos devoradores”, tem transformado denominações cristãs em organizações. Onde de um lado há os profissionais da fé e do outro os consumidores, mas a igreja de Jesus Cristo é um organismo vivo. E nesse organismo vivo, pastores cuidam de ovelhas e ovelhas cuidam de pastores.

Sobre isso está escrito:


“Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as coisas carnais? ” (1 Coríntios 9.11)


Você não precisa crer em dízimo ou oferta para entender o seu papel de ser benção na vida do seu pastor, é um princípio deixado por Jesus, Ele disse:


''Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.'' (Lucas 6.38)


Se você tem um pastor que cuida de você, reconheça-o, honre-o e o ajude em suas necessidades e a sua recompensa virá do Senhor.


''E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.'' (Mateus 10.42)


Espero que esse pequeno estudo tenha mudado o seu conceito sobre o papel, e deveres e direitos do pastor.


Pr. Edeildo Oliveira


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page