top of page

Em busca de alívio


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” Mateus 11.28-30



Jesus convida as pessoas a virem a ele, porque ele sabe quem ele é, Ele é o filho do Deus vivo. Ele convida a todos. Esse termo: “todos”, significa que Jesus está chamando qualquer classe de pessoas: pecadores, pessoas afastadas do evangelho, pessoas de qualquer religião e cristãos. “Todos”, significa que você está incluindo.

Ele está chamando toda a classe de pessoas que se encontram nestas condições: cansados e oprimidos ou sobrecarregados.


O primeiro grupo de pessoas que Jesus chama é dos “cansados”; este “cansado” não é no sentido de alguém que teve um dia duro de trabalho, e agora está esgotado, isso se resolve dormindo. Quem são esses cansados?

São os cansados de esperar, de sofrer, de tentar e não conseguir vencer o pecado, de não corresponder com a expectativa dos outros, de fingir aparência, da religião, de tentar viver no padrão de perfeição imposto, de tentar viver a aparente prosperidade que esse mundo oferece. “Venham a mim todos os que estão cansados...” São esses os cansados que Jesus convida.

O segundo grupo de pessoas que Jesus chama é grupo dos "oprimidos", essa palavra deriva de opressão, que significa: “puxar contra, esmagar”. Que tipo de oprimidos são esses? São os oprimidos por dívidas, por demônios, por pessoas, pelo medo, pela vergonha, pelo ódio, pelo remorso, por lembranças dolorosas. “Venham a mim todos os que estão oprimidos”. Jesus convida hoje.

Não importa como você se sente, Jesus pode, e quer te aliviar, Ele quer te dar descanso. É um convite direto, não existe talvez, ou depende do que for, é uma promessa. Mas é preciso entender o que significa: “eu vos aliviarei”. Alivio pode ser uma resposta imediata do que está lhe afligindo.


“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. ” (Efésios 3:20)


Mas alívio, também pode significar que Jesus não vai fazer o que você está pedindo, porque Ele vai mudar o foco da tua visão.

“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. ” (Tiago 4:3)

Alivio nem sempre significa que o furacão que você está agora vai cessar, mas Jesus vai te tirar para fora do furacão, e você vai vê-lo, mas ele não vai mais te afligir. Mas Jesus pode e quer te dar alivio. Você precisa de alivio hoje?


Só que existe um caminho inegociável para se receber e viver em alivio. O primeiro passo para esse caminho do alivio é: “Tomai sobre vós” v.29a. É um mandamento do Senhor. “Tomai sobre vós o meu jugo”, o que significa isso? O jugo é uma peça de madeira que prende os bois pelo pescoço e os liga ao carro, ou ao arado; ou uma vara de madeira que os carregadores põem aos ombros para suspender fardos. Jesus te convida a fazer uma troca, seu jugo pelo dele.

Entregue-se completamente a sua vontade.


"Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." (Colossenses 3:3)


"...E encontrareis descanso para as vossas almas." v.29c


"Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito." (Eclesiastes 4:6)


Devemos aprender com Cristo as novas prioridades. Ele disse: "...Porque o meu jugo é suave..." v.30, e também disse: "...meu fardo é leve..." v.30b, fardos são coisas, mais ou menos pesadas, que se destinam a transporte. Fardo implica responsabilidade. (Carregar a cruz).

O homem foi projetado para viver com um jugo e um fardo. Exemplos: Responsabilidades: na escola, no trabalho, no casamento, na criação dos filhos. É o jugo que escolhemos que determina o fardo, em outras palavras, é você que escolhe o jugo, mas o fardo virá obrigatoriamente.

Não dá para fugir de certos jugos e consequentemente de seus fardos. Mas, você pode transferir seus jugos e fardos para alguém que é mais forte que você. Você pode dividir a carga, com Jesus.


Oração sugestiva:

"Senhor Deus, teu filho Jesus promete aliviar o fardo dos cansados e sobrecarregados, e eu estou me sentindo assim, me ajude, estou cansado (a) desse jugo (cite o jugo), e de carregar esse fardo. Remove de mim, me traz alívio nessa hora, me dá tua paz, a partir de agora conduza essa situação, eu te peço em nome de Jesus, Amém"


Pr. Edeildo Gomes


Não deixe de compartilhar aqui em baixo, alguém que você conhece, pode está precisando. Curta nossa página e compartilhe.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page